Pesquisar este blog

domingo, 6 de janeiro de 2013

Maionese Caseira

Maionese de Alho à Provençal
Preparar maionese caseira é muito fácil e gostoso. Ela pode ser simples sem adição de temeros, mas cada prato e cada situação podem exigir novos sabores! Nessa receita a sugestão é preparar um Aioli - uma maionese de alho à provençal. A vantagem desse produto é dar um toque de alho leve e delicado, pois se trata verdadeiramente de um confit de alho, cozido lentamente no óleo de girassol com especiarias.
Substituindo o Alho à Provençal e o sal da receita por Pasta de Sal e Alho Poró, você terá uma outra maionese, igualmente saborosa.

Ingredientes:
1 ovo de boa qualidade e procedência
caldo de limão
azeite de oliva extra virgem
1 colher de ALHO À PROVENÇAL
sal e pimenta do reino a gosto

Preparo:
Bata no liquidificador o ovo inteiro por alguns minutos. Adicione o ALHO À PROVENÇAL e bata bem, ou até que ele se misture bem ao ovo. Adicione o caldo de meio limão (ou a gosto) e torne a bater mais 30 segundos. Tire a tampinha do liquidificador e, ainda batendo, vá adicionando o azeite de oliva em fio fino e lentamente, parando de vez em quando. Adicione o sal e a pimenta do reino a gosto. Quando adquirir uma consistência mais pastosa e cremosa, não coloque mais azeite. Conserve refrigerada até o momento de servir.
Se preferir, mescle o azeite de oliva com óleo de girassol se não quiser o sabor acentuado de oliva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário